sábado, 1 de setembro de 2012

O Poeta

Victorino Carriço nasceu no dia 29 de julho de 1912, no Baixo Grande, e viveu a maior parte da sua vida em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. O compositor e poeta morreu em 20 de maio de 2003, de morte natural.

Entre as várias atividades que exerceu, foi membro fundador da Academia Cabofriense de Letras (e também seu presidente); presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio; Delegado da União Brasileira de Trovadores; membro da  União Brasileira de Trovadores, da  Casa do Poeta de São Paulo, da  Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, da Associação Uruguaiense de Escritores e Editores - Rio Grande do Sul; membro do Instituto de Cultura Americana, da Academia Internacional de Heráldica Genealogia, da Academia de Letras de Uruguaiana e do Clube de Poesia de Uruguaiana – as três últimas no Rio Grande do Sul, além de ter sido o primeiro gerente de banco em Arraial do Cabo e o vereador mais votado de Cabo Frio.

Na verdade, nada disso o prendeu: ele gostava mesmo era de escrever e compor, e, entre suas composições, somam-se vários hinos, entre eles os de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. Aos 14 anos, compôs o hino do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Entre seus escritos, tem três livros publicados: “Mar e Amar”, “Vidas Mortas” e “Se voltares”, ambos de trovas, sonetos e poemas, que fazem parte do acervo da Biblioteca Walter Nogueira, em Cabo Frio, e estão disponíveis para pesquisa e empréstimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário